O alto desenvolvimento econômico da cidade considerada a Capital Nacional do Petróleo não é injustificado. Os diferenciais de Macaé, no Rio de Janeiro, são um forte atrativo para diversos negócios que se assentaram na região.
Base da Petrobras na Bacia de Campos desde os anos 70, a cidade de Macaé se desenvolveu muito ao longo dessas quatro décadas e hoje é um polo industrial amadurecido com mais de 5 mil empresas instaladas, entre elas diversas multinacionais.
Neste artigo, listamos os 7 principais diferenciais de Macaé, que fazem da cidade o local ideal para instalação de indústrias. Conheça todos:
1. Lei de incentivos fiscais
Além de ser um local preferencial para empresas da indústria de petróleo e gás, Macaé ainda conta com uma lei de incentivos fiscais que assegura uma redução de até 25% do ISS (Imposto Sobre Serviços) e isenção completa do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) para esse setor.
A redução faz com que a alíquota do ISS caia de 5% para 3,75%, apenas para empresas que executam qualquer serviço para a cadeia produtiva de óleo e gás. Para negócios de outras áreas, a redução é de 15%, que faz com que a alíquota seja de 4,25%.
Para aproveitar esses benefícios, a empresa deve estar fisicamente instalada em Macaé e ter 60% de sua mão de obra fixa composta por moradores da cidade. Além disso, não pode ter débito junto à prefeitura.
Esses incentivos fiscais não só reduzem os custos de operação de uma indústria como também servem para atrair mais empresas para a região e fortalecer o polo local.
2. Localização entre Açu e Rio de Janeiro
Macaé é famosa pela sua proximidade com as reservas de petróleo da Bacia de Campos, e por isso foi escolhida como quartel-general da Petrobras na região. Mas, além disso, a cidade fica no meio do caminho entre a cidade do Rio de Janeiro e o Porto do Açu, em São João da Barra.
Ainda em desenvolvimento, o Porto de Açu é um empreendimento de logística que deve potencializar ainda mais a região de Macaé, facilitando importações e exportações pelo atlântico.
Também vale destacar que ao sul da Bacia de Campos está a Bacia de Santos, que também é uma região favorável para a extração de petróleo, com diversas reservas mapeadas e campos em exploração.
Uma empresa instalada em Macaé tem condições de investir e operar em ambas as bacias, fazendo com que a região tenha uma localização extremamente privilegiada.
3. Universidades com cursos especializados na indústria
Existe uma demanda elevada por mão de obra especializada em Macaé, especialmente a de profissionais que dominem as áreas relacionadas à cadeia de petróleo e gás. Visando atender essa necessidade, dezenas de faculdades se instalaram na região oferecendo cursos focados nesse setor.
Além do campus da UFRJ, da UFF e também da UENF, escolas de renome, como a Estácio de Sá e a Unigranrio, têm unidades na cidade e cursos como Engenharia de Petróleo, Engenharia Química, Administração e muitos outros.
Portanto, apesar da mão de obra de alto nível continuar sendo muito disputada pelas empresas de Macaé, todos os semestres novos profissionais são formados nas faculdades da região, preparados para iniciar a carreira na indústria local.
4. Segunda maior rede hoteleira do Rio de Janeiro
Apesar de não chegar nos 70 mil leitos disponíveis da capital do estado, Macaé é a cidade do Rio de Janeiro com a segunda maior rede hoteleira, contando com aproximadamente 10 mil leitos divididos entre hotéis e pousadas, muitos deles nas orlas das praias dos Cavaleiros, Campista e Imbetiba.
E mais que isso: a cidade está acostumada e preparada para receber executivos e pessoas que vão trabalhar na região. Existe uma infraestrutura sólida de restaurantes e uma orla bem urbanizada. Quem se instala em Macaé tem acesso a serviços de qualidade.
5. Crescimento da indústria do turismo
Até relativamente pouco tempo o turismo não entraria como um diferencial de Macaé. Mas depois de diversos investimentos da prefeitura e de empresas da região, a atividade turística se desenvolveu na cidade e hoje esse potencial finalmente começa a ser explorado.
Desde as matas e cachoeiras da Cabeceira do Santana até as construções históricas do Forte Marechal Hermes e do Farol de Imbetiba, sobram opções de lazer e passeio para quem visita Macaé. Isso sem falar nas praias, como a Praia dos Cavaleiros e a Praia do Pecado.
Os atrativos turísticos de Macaé fazem com que a cidade seja ainda mais interessante para profissionais de alto nível, que muitas vezes precisam se mudar para encontrar empregos compatíveis na indústria.
6. Expertise em operações industriais
Macaé é uma cidade acostumada com a rotina da indústria. Quando a Petrobras chegou nos anos 70, o município mal tinha 10% da sua população atual, de mais de 200 mil habitantes.
A cidade de Macaé cresceu com a força e no entorno das indústrias que se instalaram por lá. Portanto, existe uma expertise nesse setor, que simplifica parte das dificuldades que muitas empresas encontram quando buscam uma região para se estabelecer.
7. Infraestrutura para a indústria
Por fim, e talvez o mais importante, Macaé é uma cidade com a infraestrutura preparada para receber a indústria. Entre as mais de 5 mil empresas instaladas no local, existem negócios de todo o tamanho, incluindo operações gigantescas, como a da Petrobras.
A instalação de uma indústria nunca é um processo simples, mas se torna bem mais fácil em um parque industrial consolidado, que já oferece espaço e infraestrutura básica para boa parte das principais demandas de empresas do setor.
Em Macaé, é possível encontrar terrenos já terraplanados e com alta acessibilidade por vias de acesso projetadas para veículos pesados, que conectam bem a região com o resto do país. Além disso, a mobilidade garantida pelo transporte público local facilita a rotina dos colaboradores.
A região conta também com áreas que já têm acesso à rede elétrica de alta capacidade, fibra ótica e gás natural. Com um pouco de pesquisa, é fácil encontrar um terreno na região que cumpra com boa parte desses quesitos, facilitando até mesmo o descarte de resíduos.
E agora que você já conhece alguns dos diferenciais de Macaé para a indústria, que tal aproveitar e assinar nossa newsletter para ficar por dentro de mais assuntos sobre o tema? Enviei um e-mail solicitando seu cadastro para contato@parquebellavista.com.br.
Esperamos você!