Viva Macaé!

De Princesinha do Atlântico à Capital Nacional do Petróleo

Carinhosamente apelidada de “Princesinha do Atlântico”, pelos seus 23 quilômetros de litoral, Macaé tem uma área total de 1.216 quilômetros quadrados, correspondentes a 12,5% da área da Região Norte Fluminense. O município é dividido em seis distritos - Sede, Cachoeiros de Macaé, Córrego do Ouro, Glicério, Frade e Sana. Descoberta ao acaso e sem importância econômica ou social, Macaé começou a ser povoada no século XVII a pedido do governador geral do Brasil para evitar os contrabandistas que cobiçavam o pau-brasil...
Veja mais

Descubra
Macaé

Macaé vive neste final de década a retomada do seu desenvolvimento econômico, impulsionada pela indústria do petróleo, que volta a tomar fôlego com as movimentações no setor. Com tantas excepcionalidades, Macaé é hoje uma das cidades mais atrativas para se investir.

População

População

Um município com 261.501 habitantes e a 11ª cidade com mais moradores do Estado do Rio de Janeiro.

Capital do petróleo

Capital do petróleo

Uma cidade que se transformou na "Capital Nacional do Petróleo", estando entre os principais centros de produção de óleo e gás do país.

Melhor logística

Melhor logística

Com localização privilegiada, a 182 quilômetros do Rio de Janeiro, Macaé conta com um moderno aeroporto e uma boa infraestrutura de estradas, com ligação direta à BR-101, a principal rodovia do Brasil.

Aeroporto

Aeroporto

Com voos de aeronaves para atender à indústria offshore da Bacia de Campos, o aeroporto de Macaé é referência do setor e passará por modernização, com investimentos previstos em R$ 160 milhões.

Eventos de negócios

Eventos de negócios

Macaé é sede da Feira Brasil Offshore, uma das principais feiras de petróleo e gás do país, realizada a cada dois anos no Centro de Convenções Roberto Marinho, o terceiro maior do estado.

Terminal portuário

Terminal portuário

O Terminal Portuário de Macaé, TEPOR, já possui as licenças ambientais. O local deve ter um terminal de líquidos e também apoio offshore, além de outro terminal para a movimentação de petróleo. O projeto também prevê dois berços de atracação, tendo a capacidade de movimentar até 2 milhões de barris de petróleo diariamente.

Rede hoteleira

Rede hoteleira

Macaé tem o maior parque hoteleiro do interior e o segundo maior de todo Estado do Rio, com cerca de dez mil leitos distribuídos em aproximadamente 110 hotéis e pousadas.

Cidade universitária

Cidade universitária

Macaé vem se fortalecendo como a Cidade do Conhecimento. A Cidade Universitária congrega os campi da UFRJ, da UFF, Uerj, Cederj e da FEMASS, uma das poucas faculdades municipais existentes no país. Macaé tbm sedia pólos IFF e Uenf.

Belezas naturais

Belezas naturais

Com uma linda orla e uma serra repleta de belezas naturais, Macaé surpreende quem a visita. O turismo na Cidade acontece em harmonia com a preservação ambiental. As praias convidam para um dia de sol e banho de mar. Um passeio imperdível é o pôr do sol no encontro entre a Lagoa de Imboassica e a Praia do Pecado. As belas paisagens, com vista para a serra, ganham um brilho especial ao entardecer.

Mobilidade urbana

Mobilidade urbana

A mobilidade urbana conta com 187 ônibus, que oferecem aos moradores cadastrados no Cartão Macaé o benefício da tarifa a R$ 1. São 30 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, incentivando e garantindo o deslocamento seguro de bicicleta.

Geração de oportunidades

Geração de oportunidades

Macaé se mantém na liderança no Estado do Rio de Janeiro como o município que mais criou oportunidades em 2021. De janeiro a outubro, a “Cidade Energia” registrou 9,3 mil novas contratações garantidas por setores como a construção civil, indústria e serviços.





Todo suporte para sua empresa começar a funcionar.